7 de outubro de 2019

Senar realiza segunda edição do ‘Agrotech’ na Paraíba Agronegócios 2019


Ascom Senar
[addtoany]

O Senar realizou em 2019 a segunda edição do evento Agrotech, que discutiu a temática do emprego de tecnologia no agronegócio, a partir de várias abordagens. A atividade aconteceu dentro da programação da Expofeira Paraíba Agronegócios, no Parque de Exposições de João Pessoa e reuniu alunos do curso Técnico em Agronegócio da instituição  e também da Faculdade CNA.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Faepa Senar, Mário Borba, destacou a importância e o tamanho do Sistema CNA Senar na sua atuação junto ao produtor.

“No passado, o Senar só era Formação Profissional e Promoção Social. Hoje atuamos com o curso Técnico em Agronegócio, que vocês fazem, a Faculdade CNA e também a Assistência Técnica e Gerencial. A propriedade rural de hoje é um negócio, uma empresa”, comentou.

Mário Borba

Como próprio nome sugere, o Agrotech discute o emprego da tecnologia no agro. Durante todo o dia, os participantes acompanharam palestras e aulas práticas com demonstrações da inovação no campo. Foram abordados temas como o uso de drones, e a pesagem dinâmica de animais, por exemplo.

À tarde, os alunos participaram de um bate papo sobre inovação com cinco egressos do programa CNA Jovem, que capacita novos líderes para o setor, em todo país. Na sequência, participaram houve uma atualização sobre o emprego de novas práticas na produção de cana-de-açúcar no Estado.

Um dos participantes foi o aluno Luiz Henrique da Cunha, da cidade de Ouro Velho, no Cariri paraibano. Ele está no último período do Técnico em Agronegócio, no polo de Campina Grande. Para ele, a experiência contribuiu muito para a formação e chamou atenção para a possibilidade de a tecnologia fixar o homem no campo.

“As temáticas abordadas foram importantes e são atuais. O Senar mostra o seu trabalho em prol disso, de que as tecnologias cheguem ao produtor. Isso viabiliza a atividade, facilita a atuação no campo e evita o êxodo rural, que é um fenômeno complicado”, comentou Luiz.

Luiz Henrique, aluno do curso Técnico em Agronegócio

O superintendente do Senar, Sérgio Martins, também acompanhou o grupo de participantes do Agrotech. Em conversa com os alunos, ele destacou a importância do agro para o país e afirmou que o evento cria a possibilidade de contato com o que está acontecendo no agro.

“Nós somos uma ‘agro sociedade’, isso está vinculado à história do Brasil, são vários ciclos econômicos pautados em atividades agropecuárias desde a nossa descoberta. E o agro não está só na atividade primária, mas também no serviço, também na agroindústria, esse evento e as palestras de hoje só fazem mostrar como o nosso segmento é pujante”, afirmou.

Sérgio Martins, superintendente do Senar

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
faepa.com.br