15 de outubro de 2015

Senar reúne regionais em seminário de atualização com TCU


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) reuniu nesta quarta-feira (14/10), em Brasília, superintendentes, gestores e técnicos de suas  Administrações Regionais em um seminário de atualização de conhecimentos nas áreas jurídica e administrativa com o Tribunal de Contas da União (TCU). “Esse evento demonstra que queremos trabalhar sempre melhor e corretamente. Priorizando a excelência nos serviços que prestamos aos produtores, trabalhadores rurais e suas famílias” afirmou o  presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do Senar, João Martins, ao dar as boas vindas ao ministro substituto do TCU André Luis de Carvalho, auditores do Tribunal e aos colaboradores do Senar.

A abertura do evento também contou com a presença do Secretário Executivo do Senar, Daniel Carrara, e dos presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Simões, da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner e da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Mário Borba, diretores da CNA.

Para o Secretário Executivo do Senar, o seminário permitirá a renovação de conhecimentos e ajustes nas áreas jurídicas e administrativas para que o Senar siga cumprindo a sua missão, ou seja, atendendo os mais de 5 milhões de produtores rurais brasileiros com eficiência e qualidade.

“Esse nivelamento representa um momento ímpar em nossa entidade, que recebe um ministro do TCU para explicar o funcionamento do tribunal e trazer informações atualizadas sobre as regras de controle e fiscalização. Queremos acertar mais e cumprir cada vez melhor com a nossa missão, para continuar contribuindo com o desenvolvimento da agropecuária brasileira”, frisou Daniel Carrara.

Responsável pela palestra de abertura do seminário, o ministro do TCU, André Luis de Carvalho, falou sobre Gestão Negocial no Sistema “S”.  Abordou pontos como responsabilidades pessoais, convênios, contratos,  licitações e decisões do Tribunal de Contas.

O ministro elogiou o trabalho do Senar e das entidades do Sistema “S” pela inovação na gestão e prestação de serviços. Destacou que o TCU não gosta de punir ninguém e que não quer engessar as entidades. Quer ajudar na administração. “O TCU é um grande amigo do gestor nas coisas do bem. Prevenir a falha é sempre melhor do que remediá-la. Quem quer fazer a coisa certa, deve cumprir a lei com resultados. Não há resultados fora da lei”, frisou o ministro.

O seminário,  voltado aos técnicos das Regionais da entidade, prossegue até esta quinta, e também conta com a participação de auditores federais de controle externo do TCU. Na tarde desta quarta-feira, Mauro Moreira Barbosa fez palestra sobre prestação de contas. Amanhã pela manhã, o tema será processo e responsabilização no TCU, com Carlos Henrique Caldeiras Jardim, e à tarde Ricardo Mello Araújo vai falar sobre aquisições.

“O foco é criarmos uma aproximação com o TCU para garantir a excelência na gestão e nos resultados. As áreas mais beneficiadas serão o jurídico, a auditoria, o administrativo e o financeiro. É uma medida preventiva para alinhar procedimentos e evitar falhas em atividades meio, principalmente”, observa a assessora jurídica do Senar, Eliziane de Souza Carvalho.

Alinhamento com o TCU

Um dos principais pontos destacados pelos participantes do seminário foi a possibilidade de conhecer as orientações do TCU.  Segundo o superintendente do Senar-MT, Rogério Beretta, é comum surgirem dúvidas em processos de contratação e na forma de prestação de contas no dia a dia das Regionais.

“Precisamos saber quais são as orientações do TCU para gerenciar a aplicação dos recursos de modo seguro e dando a correta aplicação dentro do que é o objetivo do Senar”.

Dênio Augusto Leite, superintendente do Senar-SE, salienta a importância da padronização de procedimentos que o evento vai proporcionar para todas as Regionais. “O TCU está trabalhando temas específicos para o Senar e isso ajuda muito, já que existem diversas peculiaridades dentro do Sistema “S”.

Assessoria de Comunicação do Senar
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil