24 de setembro de 2015

Senar vai ofertar mais de 21 mil vagas para cursos do Pronatec


Ascom Senar-PB
[addtoany]

IMG_9894

Começou na manhã desta quarta-feira, 23/09, o Encontro Nacional de Gestores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Brasília. Até amanhã, mais de 60 profissionais de 22 Estados mais o Distrito Federal estarão em imersão para alinhar as ações da segunda fase do programa, compartilhar conhecimentos sobre projetos pedagógicos e tratar da pactuação de cursos para este segundo semestre de 2015.

Os gestores do Pronatec e responsáveis pelos setores administrativos e financeiros nas Administrações Regionais receberam um material contendo a legislação do Ministério da Educação (MEC), Portfólio de cursos do Pronatec do Senar, Instruções Normativas entre outros. O documento vai servir para consulta e para padronizar os processos de execução das capacitações nos estados.

A chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Andréa Barbosa Alves, deu as boas-vindas aos participantes e analisou o resultado da pactuação de cursos para o segundo semestre de 2015, de acordo com dados do Ministério da Educação. “Em todo o Brasil, foram homologadas quase 200 mil vagas para cursos técnicos e de formação inicial e continuada que serão ofertadas por todas as instituições que compõem a rede ofertante. Desse total, o Senar é a terceira instituição com o maior número, totalizando 21.645 vagas”, informou Andrea.

Cursos mais ofertados

O curso de Bovinocultor de Leite é o primeiro na lista de oferta, com 1.892 vagas, representando 8,7% das capacitações demandadas para o SENAR. Em seguida, os cursos de Horticultor Orgânico, com 1.823 vagas; Agricultor Orgânico, com 1.280 vagas e Agricultor Familiar, com 1.005 vagas.

Capilaridade de atendimentos

Na abertura do evento, Andrea Barbosa fez um balanço do trabalho do SENAR a partir de 2012, quando a entidade iniciou a oferta de cursos do Pronatec. “Com sua intensa capilaridade, o SENAR consegue chegar aos municípios mais distantes para realizar essas capacitações. Em 2012 realizamos cursos do Pronatec em 609 municípios; em 2013, em mais 810 e em 2014 foram mais 965 municípios atendidos. Já neste segundo semestre, serão mais 616 comunidades”.

Para conhecer o Pronatec do SENAR, acesse: http://www.senar.org.br/programa/pronatec-do-senar

E assista ao vídeo:

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-1332
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil