23 de setembro de 2016

Senar/PB oferece oficina sobre compostagem durante Paraíba Agronegócios 2016


Ascom Senar
[addtoany]

As aulas são gratuitas e abertas à população. Para participar é necessário ter mais de 18 anos e levar documento de identificação (CPF/RG) para inscrição.

(Giovana Petelinkar – especial para Paraíba Agronegócios)

Visando minimizar o impacto causado no meio ambiente através do descarte impróprio de resíduos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba, por meio do seu Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), promoveu uma oficina de compostagem nos dias 21 e 22 de setembro dentro da programação da Expofeira Paraíba Agronegócio 2016.

A compostagem é um processo biológico que ocorre em diversas fases, viabilizando a decomposição e reciclagem de matérias orgânicas de origem animal ou vegetal. Os resíduos que produzimos diariamente como, pó de café, casca e bagaço de frutas, resto de verduras, casca de ovo e outros materiais orgânicos, quando direcionados corretamente podem se transformar no chamado composto orgânico, material rico em substancias e nutrientes.

O curso contou com a participação de produtores rurais, estudantes e donas de casas interessados em aliar a teoria com a pratica. Para uso doméstico, a instrutora explicou que o composto pode ser produzido em casa mesmo. Destacou também o uso dessas técnicas no meio rural.

Silvana Alves dos Santos - instrutora do curso

Silvana Alves dos Santos – instrutora do curso

“No caso do produtor rural existem muitos componentes a serem utilizados que proporcionam um auxilio para cobertura de solo, recuperação de área degradada e corretivo natural, evitando o uso de agrotóxicos”, comentou a instrutora do curso, Silvana Alves dos Santos.

A estudante de engenharia ambiental, Camila de Almeida Porto ficou sabendo do curso através da Empasa e logo se interessou em aprender um pouco mais sobre as técnicas da compostagem, pois só tinha conhecimento teórico dessa técnica.

“Vou tentar fazer em casa, ainda mais agora que estou sabendo dos benefícios da redução de produtos indo para o aterro sanitário,  aumento da vida útil dos matérias e que posso usar  na produção de plantas e flores mais saudáveis na minha casa”

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br