23 de outubro de 2013

Sertão Empreendedor chega no interior do estado


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Lançado nos municípios de Cajazeiras e Sousa, o Programa Sertão Empreendedor promove sustentabilidade de empreendimentos rurais na Paraíba. O projeto tem o objetivo de mudar a realidade do semiárido nordestino através da implantação de novas técnicas de convivência na região. Nos municípios de Cajazeiras e Sousa, o Sertão Empreendedor mobilizou mais de 30 empreendedores rurais em cada cidade.
Além de Cajazeiras e Sousa, o Programa será implantado em Catolé do Rocha, dia no dia 24 deste mês. Mais a frente, os municípios de Santa Luzia, Campina Grande e Juazeirinho serão contemplados no mês de novembro. O programa Sertão Empreendedor vai levar a produtores e trabalhadores rurais cursos profissionalizantes, tecnologia, assistência técnica e estimular o empreendedorismo para melhorar a gestão, aumentar a produtividade e a renda nas propriedades rurais.
O coordenador institucional do Sertão Empreendedor no Nordeste, Mário Borba, comemora o sucesso da apresentação do Programa em Cajazeiras e Sousa. “Estamos gerando uma mudança de atitude nos empreendedores rurais através do Sertão Empreendedor, com a orientação para o uso de tecnologias disponíveis e de fácil acesso, que irão trazer transformações significativas em suas vidas”, revela Mário Borba que também é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) e conhece de perto a realidade do setor.
Mais de 120 empreendedores rurais serão beneficiados diretamente e 480 indiretamente, nos municípios de Campina Grande, Juazeirinho, Santa Luzia, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras. O Programa é uma parceria do SEBRAE/PB com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Sistema FAEPA/SENAR-PB). Para Samuel Maia, gerente do SEBRAE Cajazeiras, o Programa é um desafio que deve ser cumprido em parceria. “Este é um desafio muito grande, temos que nos preparar porque sabemos que é possível mudar a realidade do semiárido. Tenho certeza que os produtores estarão assumindo um compromisso com o desenvolvimento de toda região”, declara.
Execução na Paraíba
O Sertão Empreendedor será realizado em duas fases, sendo a primeira delas, a preparação e mobilização dos Sindicatos de Produtores Rurais, experimentação da metodologia desenvolvida e identificação da cadeia que será priorizada em cada município. Já na fase de execução, serão realizadas capacitações com consultores e supervisores do Programa, orientação técnica, implantação das URs e acompanhamento das atividades.
O objetivo é realizar capacitações para preparar os produtores rurais a conviverem com a realidade do semiárido paraibano. De acordo com Sergio Martins, Superintendente do SENAR-PB, os resultados esperados geram melhorias significativas para o campo. “Esperamos aumentar no mínimo 10% da renda dos empreendimentos rurais até dezembro de 2014 e manter no mínimo 70% dos empreendedores no campo”. Sergio ainda afirma que para alcançar os objetivos do Programa, é necessário incentivar a Formação Profissional Rural, difusão tecnológica, empreendedorismo, associativismo, disseminação do conhecimento e responsabilidade socioambiental.