31 de julho de 2015

Sertão Empreendedor cresce atuação na PB


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Produtores do Sertão Empreendedor em Dia de Campo na Paraíba

O Sertão Empreendedor vem mudando a realidade de quem vive no semiárido paraibano. A cada dia, o programa amplia ainda mais sua atuação e hoje,  abrange oito municípios do estado, entre eles: Juazeirinho, Campina Grande, Catolé do Rocha, Piancó, Cazajeiras, Santa Luzia, São João do Cariri e Barra de Santana, beneficiando 160 produtores rurais.

De acordo com o coordenador do Sertão Empreendedor na Paraíba, Múcio Monteiro, a meta é atingir 40 municípios do estado, até 2017. “Temos como princípio associar o gerenciamento da propriedade junto com as técnicas de melhoramento da produção, só assim o produtor terá uma melhor rentabilidade”, falou. Múcio também lembrou que um dos maiores focos  é melhorar a alimentação através de alimentos produzidos na região. “O nosso trabalho é ensinar ao produtor sobre os três elemento básicos para uma boa produção de leite: o manejo sanitário, a alimentação e a genética do animal”, disse.

Segundo Melquíades Pedro de Sousa Neto, presidente do Sindicato dos produtores rurais de Catolé do Rocha, o seu município foi um dos primeiros a ser contemplado com a implementação do Sertão Empreendedor, que hoje já conta com 18 produtores atendidos. “Nós do Sindicato junto com os técnicos temos o cuidado de procurar produtores que realmente queiram se integrar a cadeia produtiva do leite, para poder fazer parte do programa”, disse. “Esse é um trabalho de formiguinha, estamos sempre mostrando aos produtores rurais as novas possibilidades de aprendizado”, complementou.

Com apenas dois hectares de terra e sete vacas lactantes, Francisco Leonel da Silva, participante do Sertão Empreendedor, consegue produzir 130 litros de leite por dia, o que dá uma média de 18,6 litros por animal. Por ser considerada uma propriedade modelo do programa, o sítio Baixa Verde, que fica localizado no município de Bom Sucesso, foi escolhido para realizar um Dia de Campo, que acontecerá no dia 7 de agosto. Segundo Francisco Leonel, o foco do evento será sobre o melhoramento genético. “Realizaremos desde palestras até as demonstrações, nas quais os participantes poderão ver na prática um pouco mais das técnicas disseminadas pelo programa”, comentou.

Ao total, participarão do evento cerca de 100 produtores dos municípios de Santa Luzia, Cajazeiras, Juazeirinho e regiões vizinhas.

 

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br