6 de abril de 2016

Sindicato dos produtores rurais de Conceição-PB é reinaugurado com palestras para os participantes


Ascom Senar-PB
[addtoany]

CAR e Endividamento rural foram os temas das apresentações na abertura

A cerimônia aconteceu na manhã do último sábado (2) na sede do sindicato, que fica na cidade de Conceição, na Paraíba, e contou com a presença de aproximadamente cinquenta pessoas, entre elas convidados e produtores rurais. A programação do evento contou com a participação de palestrantes, artistas da região, do presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba e do superintendente do Senar Paraíba, Sérgio Martins.

As palestras tiveram como temas as questões do endividamento rural e Cadastro Ambiental Rural (CAR), assuntos atuais da realidade dos produtores rurais. Os temas foram abordados por Edvaldo Brito, assessor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de Gabriel Petelinkar, chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) do Senar Paraíba, respectivamente. Ainda durante a manhã, houve apresentação cultural do poeta da região, Jonas Andrade, que dedicou suas músicas em apresentação no Sindicato rural, homenageando os produtores rurais.

Segundo o presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba, a meta da Federação é organizar eventos e palestras que reúnam os produtores rurais para discutir assuntos que sejam do interesse do setor agropecuário. “Temos que alinhar o discurso com a maior quantidade de produtores, ajudando-os em relação aos procedimentos, prazos, dificuldades e incentivando o cooperativismo”, disse Borba.

IMG_2861

Da esquerda para a direita, Gabriel Petelinkar, Sergio Martins, Edvaldo Brito, Mário Borba e Vicente Oliveira.

A nova diretoria foi empossada em março de 2015 com mandato até 2018. A chapa é composta pelo presidente Vicente Oliveira Fernandes, vice-presidente Gilvandro Ramalho, 1º e 2º secretários, Nelson Lacerda e João Manoel de Oliveira, e 1º e 2º tesoureiros Manoel Fernandes e Pedro Ferreira, que junto ao conselho fiscal trabalham em favor dos produtores da região. Para o presidente do Sindicato dos produtores rurais de Conceição-PB, Vicente Oliveira, a presença do público no evento mostra o quanto o setor é prestigiado na região. “Os temas das palestras foram muito pertinentes para os produtores, pois eles estão inseridos nesse contexto, enfrentando dificuldades para realizar o CAR, por exemplo. Precisamos movimentar cada vez mais os Sindicatos com estas iniciativas”, disse.

No domingo (3), o Sindicato apoiou a Cavalgada dos fazendeiros e vaqueiros Afavapi que teve participação de aproximadamente 500 pessoas presentes, contando com 250 cavaleiros, que saíram de Conceição, passando por Sítio Lagoinha, Sítio Condado, Distrito Cachoeira dos Carvalhos, com uma parada para almoço na propriedade do antigo presidente do Sindicato de Conceição, Gilvan Ramalho, e seguindo em direção ao Celeiro Campestre Clube, onde ocorreram apresentações culturais de grupos de forró da região. A festividade contou com a premiação de categorias como a rainha dos vaqueiros, o vaqueiro mais velho, o mais novo, o animal machador e o animal mais bonito da festa.

Sobre o Sistema Faepa/Senar-PB: O Sistema é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado. Juntos fornecem suporte para o desenvolvimento sustentável da agropecuária e representam os interesses educacionais, sociais e políticos dos produtores rurais de toda Paraíba. A Faepa é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, coloca seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do meio rural. Já o Senar é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pelo setor produtivo e que trabalha em prol da capacitação e educação no meio rural, através de cursos, treinamentos e assistência técnica.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br