5 de fevereiro de 2026
Sindicato Rural de Alagoa Grande implanta Núcleo de Mulheres para fortalecer liderança feminina no campo
O Sistema Faepa/Senar-PB, em continuidade às ações do projeto Lideranças Rurais, promoveu o primeiro encontro para a implantação do Núcleo de Mulheres no Agro em Alagoa Grande. A reunião, ocorrida nesta quarta-feira (4), marcou o compromisso da instituição em interiorizar o protagonismo feminino, conectando a base produtora local às diretrizes da Comissão Estadual e Nacional das Mulheres do Agro.
O projeto visa fortalecer o Sindicato Rural, administrado pelo presidente, Marcelo Sena, como um polo de apoio, onde as próprias produtoras assumem a gestão de suas demandas. Alagoa Grande passa a integrar a rede de sindicatos paraibanos que trabalham na formação dessas lideranças, ao lado de municípios como Remígio e Queimadas.
A atuação do Sistema é o que garante o suporte para que o Núcleo saia do papel. Enquanto a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) atua na representatividade política e defesa dos direitos das produtoras, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) entra com a expertise técnica, oferecendo cursos, assistência técnica e orientação para o planejamento das ações.
Segundo Suênia Félix, assessora de arrecadação do Senar-PB e vice-presidente da Comissão Estadual das Mulheres do Agro, essa união é estratégica:
“O Núcleo fortalece o elo entre o campo e o Sistema. Com essa aproximação, o Sindicato consegue levar as demandas reais para a Federação, e o Senar consegue planejar treinamentos muito mais assertivos, pois agora sabemos exatamente o que a mulher de Alagoa Grande precisa.”
O encontro reuniu 14 mulheres com trajetórias diversas, desde jovens lideranças egressas do programa CNA Jovem e alunas de cursos técnicos de agropecuária, até produtoras que lideram agroindústrias familiares, como queijarias artesanais. A diversidade do grupo — que inclui também profissionais de apoio jurídico e educação — reforça a proposta do projeto de criar uma rede de proteção e desenvolvimento multidisciplinar no meio rural.
A partir desta reunião, o grupo de Alagoa Grande foca na elaboração de um planejamento anual. As coordenadoras do núcleo terão funções administrativas e de execução de eventos, garantindo que o calendário de 2026 seja preenchido com atividades que promovam o crescimento técnico e o bem-estar das mulheres do campo.
O critério de participação permanece claro: ter envolvimento com o setor rural, seja como proprietária, familiar de produtor ou através de capacitações oferecidas pelo Sistema.
Ascom Faepa/ Senar
(83) 99928-0819
@faepasenarpb