22 de março de 2016

Sistema CNA/SENAR comemora um ano do Programa de Proteção de Nascentes


Ascom Senar-PB
[addtoany]

No Dia Mundial da Água de 2015, as entidades lançaram meta de proteção de Mil nascentes, que foi ultrapassada

nascentes

O Sistema CNA/SENAR comemora neste 22 de março, Dia Mundial da Água, a proteção de quase 2 mil nascentes, em 2015. Há exatamente um ano, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) lançaram o programa Nacional de Proteção de Nascentes com uma meta ambiciosa: a proteção de MIL nascentes em área rurais até dezembro. A meta foi ultrapassada: os produtores brasileiros protegeram 1.782 nascentes.

O programa foi lançado no Dia Mundial da Água do ano passado, no Parque Olhos D’Água, em  Brasília, com o mote “Um dia você vai ter que proteger uma nascente. Faça isso em UM dia”.  Num site especialmente criado e em um vídeo informativo, as entidades mostram que isso é possível com apenas cinco passos:

Enquanto o programa era lançado, o Sistema CNA/SENAR iniciava a proteção de uma nascente próxima ao Park Way, que foi acompanhada ao vivo pelas pessoas que  participavam do evento no parque.

As ações das duas entidades realizaram outras ações ao longo do ano. No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, lançaram o vídeo técnico que mostra o passo a passo de proteção de uma nascente. E promoveram um concurso entre as Administrações Regionais do SENAR de todos os Estados com dois prêmios: uma picape para o SENAR com o maior número de nascentes protegidas e outra para o sindicato rural com a melhor iniciativa de proteção de nascente.

O SENAR de Goiás protegeu 665 nascentes e o campeão na categoria melhor iniciativa foi o Sindicato Rural de Camapuã, de Mato Grosso do Sul,  que contou com o apoio da Secretaria de Educação Municipal para realizar uma ampla divulgação do programa no município. Com o slogan “Água é vida, proteja uma nascente”, foram promovidos concursos de desenho e de redação para estudantes de escolas públicas, urbanas e rurais. Também houve distribuição de mudas de espécies nativas para os alunos e foi organizada uma feira de ciências – seguindo as premissas do programa – na Escola Marcio Elias Nery. Além disso, o sindicato protegeu 56 nascentes, beneficiou quase 14 mil pessoas e envolveu aproximadamente 1.200 participantes nas ações.

“O concurso superou as expectativas e teve como principal destaque o envolvimento das escolas. Outro aspecto positivo é que as Regionais e Sindicatos Rurais continuam com as campanhas e ações nos seus Estados”, destaca Daniel Carrara, secretário executivo do SENAR.

Assessoria de Comunicação do SENAR

(61) 2109-1379
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil