24 de outubro de 2017

Sistema CNA/SENAR inaugura primeiro Centro de Excelência em Fruticultura do País


Ascom Senar
[addtoany]

centro_excelencia_inauguracao-2A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) inauguraram na segunda (23) o primeiro Centro de Excelência em Fruticultura do País. Instalada em Juazeiro (BA), a estrutura vai beneficiar toda a região do Vale do São Francisco, considerada o maior polo de produção de frutas do Brasil.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da CNA, João Martins, do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE), Pio Guerra, do Diretor-Geral do SENAR, Daniel Carrara, e do vice-governador da Bahia, João Leão, além de autoridades municipais, diretores da CNA, presidentes de Federações e superintendentes do SENAR.

centro_excelencia_inauguracao“Ao garantir o acesso dos jovens a uma educação de qualidade, estaremos garantindo também a sucessão familiar eficiente e a longevidade da excelência da fruticultura do Vale do São Francisco. Essa excelência das frutas do Vale já é conhecida pelo Brasil e o mundo”, destacou João Martins na solenidade.

O Vale do São Francisco é referência na produção de frutas para os mercados interno e externo. A região, localizada na divisa da Bahia com Pernambuco, é responsável por 98% da manga e 91% da uva exportadas pelo Brasil. Além disso, gera 240 mil empregos diretos no campo.

O Centro

O Centro conta com mais de 2.500 m² distribuídos em oito pavilhões, divididos em salas de aula, laboratórios práticos, salas de informática, auditórios, pavilhão multiuso e outros espaços. Todos modernos e climatizados. As salas são modulares e flexíveis. A responsabilidade social também foi pensada para todo o projeto, com acessibilidade garantida: piso tátil e banheiros adaptados em todo o Centro. Agora, chegou o momento de inaugurar a obra que vai capacitar milhares de pessoas de todo o país, oferecendo formação profissional gratuita para impulsionar a fruticultura nacional.

Centro_de_Fruticultura_002O Centro de Excelência em Fruticultura é o primeiro de uma rede integrada de ensino, que vai disseminar conhecimento, inovação, e incentivar a pesquisa e o empreendedorismo. Outros Centros serão construídos em diferentes regiões do país, vocacionadas para as diversas cadeias produtivas da agropecuária e para a gestão e empreendedorismo.

Na Bahia, o Centro vai operar em até três turnos oferecendo cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnico de nível médio e Superior de Tecnologia, presenciais e a distância. Os alunos vão poder contar com instalações modernas, com mais de 20 espaços, compostas por salas de aula modulares e flexíveis, dotadas de central multimídia e recursos tecnológicos; área de convivência e alimentação; laboratórios didáticos de pesquisas e de informática; biblioteca; pavilhão de aula práticas; estacionamento; entre outros espaços.

Vale do São Francisco

O Vale do São Francisco foi escolhido para abrigar o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAR vocacionado para Fruticultura, o primeiro implementado pelo Sistema CNA/SENAR no Brasil, por ser o maior polo de fruticultura nacional, responsável por gerar 240 mil empregos diretos no campo, e por produzir 98% da uva e 90% da manga exportada pelo país. O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas, atrás apenas da Índia e da China. Apenas em 2016, a produção nacional foi de 43 milhões de toneladas. O setor emprega 16% da mão de obra do agronegócio brasileiro. O objetivo do Centro é produzir conhecimento para potencializar ainda mais a produção brasileira de frutas, que já é referência no mercado internacional.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil