13 de novembro de 2019

Sistema Faepa Senar participa de encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas


Ascom Senar
[addtoany]

O Sistema Faepa Senar PB participou nesta semana do VIII Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba. O evento aconteceu em João Pessoa, no Hotel Littoral, entre os dias 11 e 13 de novembro. O evento discutiu vários temas relativos à gestão, uso e consumo de águas no Estado.

Representaram o Sistema, no encontro, os presidentes dos Sindicatos Rurais de Itabaiana, Dema Azevedo, e de Olivedos, Maria Izabel, além da agente sindical Tatiana Pontes. Todos eles são membros o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, do qual Dema também é presidente, e representam o produtor rural e a sociedade civil.

A preservação desta bacia foi o tema de uma palestra proferida por Azevedo no primeiro dia do encontro. Ele destacou o papel do produtor rural nessa tarefa de preservação e elencou problemas que o rio enfrenta no seu curso.

Dema Azevedo

“O Rio Paraíba está sem leito, é preciso resolver a questão do seu assoreamento. Outro aspecto é cobrar de prefeituras que ainda hoje despejam o seu esgoto e também jogam lixo no rio”, resumiu.

Para Azevedo, é impossível fazer a recuperação do Paraíba sem a participação do produtor rural, que deve ser responsável por proteger nascentes que estejam dentro das propriedades, assim como recuperar a mata ciliar. Tudo isso dentro de um programa de pagamento por serviços ambientais, conhecido pela sigla PSA.

Este, inclusive, foi o tema do último dia do evento, que contou com a participação do coordenador da Superintendência de Implementação de Programas e Projetos da Agência Nacional de Águas (ANA), Marcos Alexandro.

Marcos Alexandro

“Existe demanda e expectativa para que o programa dê certo aqui no estado, mas a necessidade maior é identificar parceiros que podem pagar pelo serviço. A gente entende que há a possibilidade de identificar parceiros e se desenvolver ao longo dos próximos anos”, afirmou Marcos.

Para ele, o produtor já foi visto como um vilão, mas ele atua como um ‘produtor de água’.

“A gente precisa ter boas ideias, se elas existirem, o dinheiro vai aparecer. Vou levar algumas delas para uma reunião que pretendemos ter com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba”, complementou Dema Azevedo.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br