22 de outubro de 2018

Sistema Faepa Senar realiza primeira etapa estadual do programa CNA Jovem


Ascom Senar
[addtoany]

Dezesseis jovens líderes do agro na Paraíba participaram neste fim de semana do primeiro encontro da etapa estadual do Programa CNA Jovem. A iniciativa tem como objetivo formar novos líderes para atuação frente à problemas e desafios do setor agropecuário.

A abertura do evento, no último sábado (20), foi feita pelo superintendente do Senar, Sérgio Martins, que explicou o funcionamento do programa e destacou a escassez de líderes no país, não só no que diz respeito ao agro, mas em todos os setores.

“Queremos deixar o Sistema Faepa à disposição de vocês para que possamos construir um Brasil melhor por meio do agro. Estamos aqui tratando de futuro e linguagem do encontro será voltada para os desafios que vocês precisam enfrentar”, defendeu Sérgio.

Sérgio Martins e Rômulo Montenegro

Até chegarem à etapa estadual, os jovens participaram de um curso a distância sobre “Liderança empreendedora”, que classificou os 16 participantes, num grupo de 60 candidatos. Os jovens representam todas as regiões paraibanas, desde o Sertão até o Litoral e tem formação que varia das áreas agrárias até administração e jornalismo.

“Isso aqui não é uma competição, mas sim um desenvolvimento de liderança, para que os participantes atuem na sua região, trabalho, propriedade”, explicou Gabriel Petelinkar, que é o coordenador estadual do programa e egresso próprio CNA Jovem.

Fabiana Danato é engenheira ambiental e atua na área de recursos hídricos para projetos na agricultura. Ela conheceu o projeto através de uma amiga de sua mãe e decidiu fazer por curiosidade.

“Não sabia que ia me agregar tanto conhecimento! Quando participamos de eventos como este, vemos o potencial da área agrícola. Nunca me interessei pela produção, mas o CNA Jovem me despertou um interesse em promover e aumentar o trabalho direto no campo”, relata Fabiana.

Para o agrônomo Allan Lino, a etapa anterior ao encontro, à distância, dá uma visão do que será o programa. “A dinâmica do curso faz você não perder o foco e te direciona ao objetivo certo. O conteúdo é amplo e consegue abordar diversos temas. Tanto os assuntos discutidos quanto o mediador estiveram acima da minha expectativa”, pondera ele.

Durante o encontro, os participantes defenderam seus desafios iniciais e assistiram palestras, como a ministrada pelo secretário de estado do desenvolvimento da agropecuária e da pesca da Paraíba, Rômulo Montenegro, sobre sucessão e liderança.

Ele contou sua experiência como produtor rural, os desafios de promover a sucessão no campo e também sobre como concilia a atividade no campo com as tarefas de gestor público e profissional do direito.

“É importante que cada um de nós coloquemos as nossas habilidades a favor do agro. Temos os desafios de mostrar para o próprio setor o que ele representa, interagir entre cadeias e formalizar os negócios. Diante desse cenário, parabenizo o Sistema pela realização do programa, porque precisamos ensinar e preparar as pessoas que vão assumir o campo”, avaliou Rômulo.

O instrutor nacional do programa Fernando Gheiner ficou surpreso com a resposta positiva do grupo paraibano. “Foi um fim de semana muito produtivo, com um ambiente construtivo e de muito diálogo. Achei os jovens muito compromissados e dedicados. Tive a sensação que cada hora que a gente tava dentro da sala, as pessoas estavam refletindo e absorvendo os conteúdos”, avalia.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br