15 de dezembro de 2021

Sistema Faepa/Senar sedia segunda reunião de trabalhos do GT do acordo PLANES-PB


Ascom Senar
[addtoany]

Grupo estratégico debate soluções para problemas históricos do setor agropecuário paraibano

O Sistema Faepa/Senar-PB sediou, na manhã desta quarta-feira (15), a segunda reunião de trabalhos do GT de construção do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da PB, o Planes. Durante a reunião, foram apresentados os desdobramentos de ações efetuadas pelo grupo e destacada a criação da Câmara Estadual dos ALPs Agropecuários da Paraíba, que abrigará câmaras temáticas para operacionalização do Planes e ficou sob responsabilidade do Sistema.

“Em contato com o nosso presidente, podemos garantir que vamos assegurar infraestrutura física e de pessoal para estruturar as reuniões dessas câmaras setoriais na nossas sede. É uma importante contribuição ao Planes e também a toda classe produtora rural que defendemos e representamos”, explicou o superintendente do Senar, Sérgio Martins, que presentou o presidente Mário Borba na ocasião.

A estrutura definida pela Faepa e o Senar conta com a criação da Câmara Estadual dos APLs Agropecuários da PB que receberá as demandas das Câmaras Setoriais dos seguintes seguimentos: avicultura; cana-de-açúcar e cachaça; suinocultura; aquicultura; fruticultura; raízes e tubérculos; bovinocultura; caprinocultura e apicultura e meliponicultura.

Superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, representou o presidente Mário Borba e apresentou estrutura das câmaras setoriais e estadual dos APL’s

Durante a agenda, as entidades presentes na reunião também apresentaram avanços alcançados e debateram a minuta do termo de cooperação técnica, que foi desenvolvida pelo grupo e validada pelos representantes da OAB presentes no GT. Esse documento, que está em análise por todas as entidades que integram o Planes, servirá para determinar as ações de cada instituição na operacionalização do Plano.

A reunião contou com a presença de representantes da Faepa/Senar-PB, que abrigou a reunião e é um dos integrantes do movimento, além da OAB-PB, ALPB (representada pela deputada Pollyanna Dutra- foto abaixo), Sistema OCB-PB, Sebrae, Insa, Fiep, Banco do Nordeste, Cinep, Famup, DNOCS, UFPB e Governo do Estado, através da Cinep, Empaer e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar.

Entre os problemas que o Planes visa solucionar estão a formação de uma equipe para tratar dos entraves relativos à regularização sanitária e obtenção dos registros de produtos de origem animal, como o Selo Arte, Sisbi e SIE.

Sobre o Planes

O Planes é um grupo apartidário que contempla APLs das cadeias produtivas da abacaxicultura, apicultura e meliponicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura, inhamecultura, mandiocultura, olericultura, ovinocaprinocultura e umbucultura.