4 de outubro de 2012

Técnicas garantem produção constante de cenoura


Ascom Senar-PB
[addtoany]

A agricultura familiar ainda é a forma de gestão mais comum nas propriedades, em Carandaí, Minas Gerais. O ciclo do cultivo da cenoura dura, em média, 110 dias e a qualidade depende de um manejo adequado.
O processo de semeadura é rápido e usa uma máquina que despeja as sementes direto no solo preparado.
Os agricultores da região apostam em uma semente híbrida, mais resistente e que adaptou-se bem às variações de temperatura. O resultado é possível ver no campo: a produção é constante o ano inteiro.
A propriedade de Edson Turquete segue uma rotação de cultura para descansar a terra e repor nutrientes. A planta não sofre com período de seca por conta da irrigação. A colheita manual é feita três vezes por semana, os funcionários quebram o talo da cenoura e chegam a colher 60 toneladas por hectare.
O aumento da produtividade garante o lucro, já que do ano passado para cá, a cotação da cenoura caiu pela metade.
As caixas vão para um galpão, onde a cenoura é lavada e passa por um processo de triagem. As raízes que não cresceram de maneira uniforme perdem valor de mercado e não são vendidas. As demais, seguem o critério do tamanho, cada uma tem um preço diferente.
Os agricultores de Carandaí estão vendendo a caixa com 22 quilos de cenoura por R$ 23. O produto vai para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.
Veja a repostagem clicando aqui.

Fonte: G1