3 de março de 2016

Tecnologia ajuda na alimentação de animais durante a seca


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Após cinco anos de pesquisas, foi desenvolvida pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) uma técnica que resulta na produção de ração que pode ser usada na alimentação de cabras, ovinos e bovinos durante o período da seca. Essa tecnologia está sendo experimentada por produtores rurais do semiárido, e conta com uma fórmula que garante suprir todas as necessidades energéticas do animal.

O bloco nutricional, como é conhecido, é composto por uma mistura de minerais com melaço de cana, farelo de soja, de milho e algodão. Esses ingredientes garantem uma fonte rica de proteína e energia para os animais beneficiados. O que era para ser um período de perda de produção para os produtores rurais, agora é um momento de estabilidade.

A fabricação do bloco nutricional pode ser feita pelo próprio produtor, contanto que ele tenha acesso aos equipamentos (betoneira, pá ou enxada e uma prensa – hidráulica ou manual) e os componentes. Esses são misturados na betoneira por cerca de 10 minutos e depois são prensados em formatos de blocos (por isso o nome), ficando em temperatura ambiente para secar. Após esse processo, o produto está pronto para o consumo dos animais.

A receita do bloco nutricional pode variar de região para região, conforme o material que os produtores dispõem. Múcio Monteiro, gestor do Programa Sertão Empreendedor do Serviço de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB), explica que “essa é uma técnica interessante para o produtor viabilizar alimentação para os animais, pois devido ao clima, a água é pouco disponível”. Múcio enfatiza também que “o Senar – PB divulga tecnologia voltada para convivência no Semiárido, e dessa forma, disponibiliza equipamentos para incentivar esse tipo de produção”.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br