1 de setembro de 2016

Tradicional Cavalgada de Alagoa Grande encerra rota cultural Caminhos do Frio 2016


Ascom Senar

Organização espera levar 1.500 cavaleiros e amazonas ao evento, que também fortalece economia estimulando o turismo rural

A 16ª edição da Cavalgada de Alagoa Grande vai encerrar a edição 2016 da Rota Cultural Caminhos do Frio. O evento, que tradicionalmente acontecia no fim do mês de agosto, este ano será realizado no dia 4 de setembro. A mudança se deu pela ampliação do número de cidades que integram o Circuito Turístico. Inclusive, em função desse crescimento, a cavalgada homenageia o evento com o tema “Apoteose de Caminhos do Frio”.

A concentração do passeio será no Parque de Vaquejada Santa Terezinha, a partir das 9h, com um café da manhã. A expectativa é levar cerca de 1.500 cavaleiros e amazonas ao local. “A cavalgada é uma atividade muito rica porque é uma prática tanto esportiva quanto cultural. Proporciona ainda um momento de lazer e encontro entre as famílias, ao longo de um trajeto de belíssimas paisagens da nossa cidade. Temos ainda o objetivo de ampliar a integração entre os municípios que compõem a rota cultural”, comenta o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande, Vanildo Pereira.

Este ano, a cavalgada tem como tema a integração e fortalecimento da Rota cultural com o título "Apoteose de Caminhos do Frio"

Este ano, a cavalgada tem como tema a integração e fortalecimento da Rota cultural com o título “Apoteose de Caminhos do Frio”

Além da paisagem natural, uma série de pontos culturais da cidade também faz parte do roteiro da cavalgada. São alguns exemplos: o Teatro Santa Ignêz, os casarões antigos de Alagoa Grande, assim como os Memoriais de Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello e de Jackson do Pandeiro. O aspecto educativo desse passeio cultural, que é voltado ao homem do campo e sua família justifica a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba como parceiro do evento.

“O Senar sempre busca marcar presença onde o produtor rural está. Esse é o nosso compromisso: atende-lo em várias frentes, tanto profissional, quanto educativa e cultural. A cavalgada é um evento tradicional e que já se consolidou como referência na articulação desse tripé que é a promoção do bem estar social, o fortalecimento econômico por meio do turismo rural e a cultura local”, afirmou o superintendente do Senar/PB, Sérgio Martins.

Durante o percurso, haverá uma pausa para descanso, o chamado “Bate Sela” no Sítio Tapera. A programação da cavalgada se encerra com o retorno ao Parque de Vaquejada, onde haverá uma confraternização, com bingo e o sorteio de brindes, além da realização de um leilão de animais.

Os cavaleiros e amazonas que desejarem se inscrever na cavalgada podem procurar a sede do Sindicato Rural, que fica na Rua Apolônio Zenaide, 737, centro de Alagoa Grande. Há ainda a possibilidade de se cadastrar para participação no dia de evento, no Parque de Vaquejada onde haverá concentração. O cadastro custa R$ 30, referente a aquisição do “kit cavalgada”.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br