29 de abril de 2016

Treinamento de doma e rédeas em equídeos inicia em Monteiro-PB


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB) em parceria com o Sindicato dos produtores rurais de Monteiro iniciará hoje (29) o treinamento de Doma racional de Equídeos (rédeas), ministrado pelo instrutor Marcelo Assis Carvalho. A capacitação tem como objetivo alcançar 15 pessoas que aprenderão estratégias de adestramento dos animais e passarão três dias em treinamento, recebendo aulas teóricas e práticas.

Esta preparação é relevante para o contexto rural, pois o uso dos equídeos no trabalho do campo é alto, principalmente nas atividades de agricultura e pecuária. Marcelo Carvalho ressalta que esse tipo de atividade tem muito mercado e movimenta a economia. “Muitos viajam para o sul buscando um treinamento que o Senar-PB oferece de forma gratuita e não deixa a desejar. Aqui analisamos passo a passo o que é necessário para conseguir os objetivos em cada animal, pois tratamos eles de forma individual. É importante compreender isso para que eles obedeçam aos nossos comandos depois”, disse.

IMG-20160429-WA0003

Marcelo ainda explica que o processo de aprendizagem está divido em três etapas: a teoria, a prática I e a prática II. Na teoria, os produtores têm acesso aos conceitos e fundamentos que regem este tipo de trabalho e como devem agir na prática. Depois eles vão para o campo e possuem contato direto com os animais. Primeiro aprendem a doma, que é a atividade de montar em um animal que nunca foi domado e em seguida praticam manobras com rédeas para adestrar o animal. No final do treinamento, todos os alunos recebem certificado com carga horária total de 24h.

Sobre o Sistema Faepa/Senar-PB: O Sistema é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado. Juntos fornecem suporte para o desenvolvimento sustentável da agropecuária e representam os interesses educacionais, sociais e políticos dos produtores rurais de toda Paraíba. A Faepa é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, coloca seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do meio rural. Já o Senar é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pelo setor produtivo e que trabalha em prol da capacitação e educação no meio rural, através de cursos, treinamentos e assistência técnica.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br