9 de setembro de 2015

Útero é Vida leva conscientização para Alhandra


Ascom Senar-PB
[addtoany]

SONY DSC

Com a intenção de diagnosticar e prevenir o câncer de colo de útero em mulheres da zona rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), promove mais uma edição do Programa Útero é Vida. Desta vez, o mutirão acontece na cidade de Alhandra, nesta sexta-feira (11). O município localizado a 32 km da capital paraibana, possui cerca de 19 mil habitantes.

Segundo a gestora do Útero é Vida da regional da Paraíba, Véra Figueirêdo, o objetivo é conseguir atender pelo menos 150 mulheres no dia, além de conscientiza-las sobre a importância da prevenção de doenças. “Além do diagnóstico e combate ao câncer do colo de útero, o programa tem a intenção de voltar às atenções para a saúde da mulher do campo. Isso é algo que possui um grande e positivo impacto na vida das participantes”, falou.

No dia, além dos exames, as mulheres assistem a palestras educativas sobre doenças sexualmente transmissíveis e têm acesso ao espaço beleza, onde podem fazer cortes de cabelo, escovas e manicures. Simultâneo com as atividades para as mulheres, as crianças participavam de diversas atividades de entretenimento na Rua do Lazer, espaço de recreação e atividades infantis.

A iniciativa tem como objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero, levando informação para as mulheres do campo. As ações do Programa realizado pela regional já aconteceram em dois municípios do estado; Nazarezinho e Cacimba de Dentro, onde foram atendidas mais de 260 mulheres.

Essa ação do Senar- PB em prol da proteção da saúde rural é realizada em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Caaporã, a Prefeitura Municipal da cidade e com o Sistema Único de Saúde (SUS), que divulgará os resultados dos exames à comunidade atendida em aproximadamente 90 dias, através do Posto de Saúde da Família (PSF).

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br