19 de agosto de 2016

Fórum Paraibano de Apicultura e Meliponicultura discute a normatização para criação das abelhas sem ferrão no Estado


Ascom Senar
[addtoany]

Nesta quarta-feira (17), o Fórum Paraibano de Apicultura e Meliponicultura reuniu colaboradores na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) para debater sobre pautas recorrentes do setor, com foco de apontar soluções para os entraves que os produtores paraibanos estão enfrentando em relação a produção de abelhas.

Dentre outros assuntos pertinentes, a regularização da produção, conserva, comercialização e transporte das abelhas Meliponíneas (sem ferrão) no território paraibano, discutido bastante pelo Fórum ao longo do ano, está em destaque na pauta dessa reunião. No encontro, foi elaborado o projeto de lei, que será apresentado na assembleia pelo deputado Arnaldo Monteiro com o intuito de normatizar o serviço.

Outro fato que preocupa os membros do grupo é o indício de uma nova praga norte-americana chama de “Besouro das colmeias”, que está chegando ao Brasil e tem grande poder de destruição. A partir disso, colaboradores criaram um folder informativo para ser distribuído aos apicultores com fins de alertá-los sobre o risco de perca da criação, caso haja a contaminação da produção. No material também contém recomendações de prevenção e de erradicação da praga, caso seja confirmada na Paraíba.

Carlos Alberto Patrício, membro representante da Faepa/Senar-PB na comissão do Fórum, explica que o foco do grupo, além de discutir questões relevantes para o setor, é realizar um trabalho prevenção com atividades que incentivem a reflexão e boa prática no campo, para evitar que os apicultores do Estado sejam prejudicados. “Nos reunimos com o objetivo de alavancar o desenvolvimento da apicultura na Paraíba, e para isso, sugerimos, discutimos e acompanhamos casos como estes. É importante ressaltar que o trabalho de prevenção que estamos fazendo é muito relevante para que os nossos produtores não percam as colmeias”, falou.

Participam do Fórum organizações que são diretamente ligadas ao desenvolvimento dessas cadeias produtivas no estado, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), do Sebrae e Ministério da Agricultura. Este encontro acontece a cada dois meses e discute assuntos do universo das cadeias produtivas da Apicultura e Meliponicultura. O Senar Paraíba incentiva a Apicultura e Meliponicultura através de cursos e treinamentos voltados aos produtores rurais do estado, como Captura de Relocação de enxames, criação de abelhas para produção de mel, criação e manejo de abelhas indígenas sem ferrão e Introdução à Apicultura.

 

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br