23 de agosto de 2017

Plano Anual de Trabalho é tema de treinamento do SENAR


Ascom Senar
[addtoany]

planej]

Planejar é tão fundamental para o bom desenvolvimento das ações quanto executá-las. É por esse motivo que 21 profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) do Acre, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí estão em Brasília para um treinamento de três dias sobre elaboração do Plano Anual de Trabalho (PAT). Os estados convidados participam do programa de Nivelamento das Administrações Regionais do SENAR.

“O treinamento vai aperfeiçoar o planejamento das Regionais para que eles façam um plano anual de trabalho coerente com a demanda do estado, para melhorar o desenvolvimento do município e do estado. Esse planejamento é fundamental para nortear o trabalho que realizamos ao longo do ano”, explica a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Andréa Barbosa. Além de ofertar o treinamento, o SENAR irá acompanhar nos estados a implementação da metodologia de planejamento que será ministrada no curso.

planej]2

As Regionais comemoram a oportunidade de receber uma capacitação com esse foco. Maria do Céu Alfaia Pereira Lopes, gerente do Departamento Técnico do SENAR Amapá, destaca que o PAT vai ser importante também para organizar as demandas, tanto de sindicatos rurais como demais parceiros. “Vai nos ajudar a levantar as demandas do campo com as prefeituras, governo, etc. Estou com grande expectativa que esse treinamento vai contribuir para melhorar nosso planejamento anual.” Maria do Céu diz que sonha alto e que seu objetivo é saber o que aconteceu com os produtores atendidos pelo SENAR. “A gente leva os treinamentos para o campo, mas não recebemos retorno, se o produtor melhorou a qualidade de vida dele, etc. Acredito que também precisamos fazer o acompanhamento do egresso até para saber o que precisamos melhorar no atendimento ao produtor.”

planej]3

A gerente técnica do SENAR Rio de Janeiro, Carla Vale, ressalta que esse treinamento é um exercício para que a equipe da Regional possa retomar a metodologia que a instituição prega. “Devido à falta de equipe, você acaba deixando, se envolvendo na rotina e não fazendo o que deveria fazer e isso acaba atrapalhando o desenvolvimento do trabalho da Regional,” afirma. “O estado do Rio é pequeno, tem 92 municípios, 75 tem alguma atividade rural e a gente acaba admitindo que conhece tudo e vai abandonando as ferramentas de planejamento como se você não precisasse ter as informações consolidadas e confrontadas com a realidade. Por isso acredito que toda essa discussão sobre metodologias e procedimentos é fundamental para a excelência que o SENAR precisa ter”, completa.

planej]4

Durante o treinamento, os participantes vivenciaram dinâmicas para refletirem sobre o SENAR de amanhã e para proporem melhorias para o trabalho da entidade e dos parceiros como os sindicatos de produtores rurais. O consultor e instrutor de metodologia do SENAR, Élcio Chagas da Silva, acrescenta que a capacitação é uma oportunidade de crescimento para todos os participantes. “O Plano Anual de Trabalho é algo feito todos os anos e estamos aqui para aprender a melhorá-lo. Pensar no PAT é pensar no futuro da instituição.”

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128
Fotos: Wenderson Araújo
www.senar.org.br
www.twitter.com/SENARBrasil
www.facebook.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br