11 de novembro de 2019

Projeto “Cooperativismo SAF” é apresentado na sede do Senar Paraíba


Ascom Senar
[addtoany]

O projeto Cooperativismo SAF, parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura (SAF/MAPA), foi apresentado, nesta segunda (11), a produtores rurais, integrantes de associações e cooperativas, além e representantes de secretarias de agricultura de municípios paraibanos, na sede do Senar Paraíba.

A iniciativa tem como objetivo capacitar associações e cooperativas agropecuárias da agricultura familiar com cursos gratuitos, realizados em quatro módulos. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.coopsafufv.com de acordo com o calendário de realização dos módulos, que contarão com 40 vagas cada.

O superintendente do Senar, Sérgio Martins, acompanhou a apresentação e destacou a necessidade de contar com produtores rurais comprometidos com a melhoria e desenvolvimento de sua produção e comercialização.

“Nós temos a responsabilidade, enquanto dirigentes de instituições, de observar a aptidão das pessoas aos treinamentos que serão oferecidos, com foco em aumentar a qualidade do trabalho das cooperativas e associações”, refletiu o superintendente.

A professora Nathália Thaís Cosmo, da UFV, coordenou a oficina de apresentação. Segundo ela, a capacitação está dividida em quatro módulos com os seguintes temas e datas:

(1) Gestão de empreendimentos coletivos e mercados – 13 a 15 de fevereiro

(2) Governança participativa, redes de sociabilidade e meio ambiente – 2 a 4 de abril

(3) Contabilidade e finanças – 7 a 9 de maio

(4) Políticas públicas e agricultura familiar: características e mecanismos de acesso – 4 a 6 de junho

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campina Grande, João de Deus Rodrigues, também prestigiaram a oficina.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br