4 de maio de 2018

SENAR/Procase orienta produtora para período de estiagem


Ascom Senar
[addtoany]

Sobreviver a seca requer planejamento e isso está acontecendo agora em Juazeirinho, no Agreste Paraibano. A produtora rural Patrícia Alves está sendo instruída pelo SENAR-PB, em parceria com o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), no seu plantio de horticultura. O intuito da ação é fazer com que ela continue produzindo durante o próximo período de estiagem.

“Nossa maior dificuldade é a seca. Nesse momento, temos água, mas se o açude seca, não temos como continuar trabalhando. Uma horta tem que ter água o ano o inteiro, porque nós ganhamos dinheiro quando o preço da hortaliça está alto e os outros estão produzindo pouco”, conta Patrícia.

O atendimento começou em outubro do ano passado e deve se prolongar até agosto desse ano. Ela está sendo orientada pelo assessor técnico Tarcísio Freitas. Sua produção constitui beterraba, coentro, alface, cebolinha, pimentão e ela possui três barreiros para concentrar água.

“Nessa parte de diagnóstico da propriedade, ela precisa saber o quanto de água gasta por dia e qual a forma de irrigação que está utilizando. Isso influencia na parte da gestão da água, para sobreviver melhor aos períodos de estiagem”, explica Tarcísio.

A gestão do uso de água e controle de produtividade são algumas das atividades desenvolvidas pelos assessores técnicos do SENAR/Procase. O controle de custos e lucros e a parte socioambiental são fatores imprescindíveis no projeto.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br