29 de maio de 2017

Ciência e tecnologia são essenciais para a agropecuária, defende Mário Borba em encerramento da Expapi


Ascom Senar
[addtoany]

Mario_Borba

A Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais chegou ao fim no último domingo (28), com visitação de 50 mil pessoas e estimativa de R$ 10 milhões em negócios, segundo a Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Estado (SEDAP-PB). Durante a solenidade de encerramento, o presidente do Conselho Administrativo do SENAR-PB, Mário Borba, defendeu a ciência e tecnologia como mola propulsora do setor.

“Precisamos cada vez mais capacitar, treinar e educar o pessoal. O caminho é a ciência, a pesquisa e tecnologia: sem essas três coisas não iremos a lugar nenhum. A agropecuária é um caminho sem volta. O mundo precisa de alimento e o brasil é a fazenda do mundo. O Nordeste também tem seu espaço”, comentou Borba.

Veja também:

Presidente do SENAR defende empreendedorismo na abertura da Expapi
Cerca de 250 pessoas foram atendidas pelo SENAR durante Exposição de Animais de Campina Grande
SENAR certifica primeiros Técnicos em Agronegócio da Paraíba

O presidente destacou ainda o papel do SENAR na capitação do homem do campo. Ele relembrou que recentemente a instituição formou duas turmas de Técnicos em Agronegócio, colocando 45 profissionais capacitados no mercado. Falou ainda sobre os próximos passos que o Sistema Faepa SENAR/PB pretende dar na área de educação.

“Estamos em processo de credenciamento para implantação da Faculdade CNA, que é a faculdade do agronegócio. Deveremos ter polos em Campina Grande e João Pessoa no ano de 2018, para que possamos cada vez mais divulgar essa agropecuária”, disse.

Secretário_Rômulo

Essa iniciativa foi parabenizada pelo secretário titular da SEDAP, Rômulo Montenegro, durante o discurso que fechou oficialmente a Exposição. “Trazer essa faculdade para o Estado é uma grande iniciativa e também um desafio. Conte com a secretaria nesse processo”, afirmou o secretário.

Outro aspecto destacado foi a retomada da realização de exposições na Paraíba. Depois de 7 anos sem feiras de animais, Campina Grande retomou as atividades este ano. Na capital, a Paraíba Agronegócios parte para sua 7ª edição depois de 4 anos de inatividade.

Essa retomada resulta de um esforço coletivo. Além da SEDAP e do Sistema Faepa SENAR-PB, também contribuíram para realização da Expapi a Sociedade Rural da Paraíba, o Sebrae e associações de criadores como a Apacco, Apccmm, ABCZ, entre outros.

Assista a reportagem do Canal do Produtor TV sobre a participação do SENAR na Exposição:

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073

facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br