4 de setembro de 2017

SENAR promove debate sobre bovinocultura de leite durante 4º RuralFest


Ascom Senar
[addtoany]

seminario-semeando-conhecimento-palestra-debate-2

“Experiências e práticas em bovinocultura de leite”, esse foi o tema do debate promovido pelo SENAR no primeiro dia do 4º RuralFest, em Alagoa Grande. A iniciativa faz parte do ciclo de palestras Semeando o Conhecimento, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação do SENAR.

Com a intenção de divulgar a as ações da instituição nas suas diversas áreas de atuação, esta edição do evento reuniu para um debate o produtor Marcelo Sena, o chefe do Departamento de Assistência Técnica do SENAR, Gabriel Petelinkar e a professora Carla Saraiva, que coordena o Laticínio Escola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba.

Cada um desses palestrantes apresentou um pouco das próprias experiências com bovino de leite nas suas áreas de atuação. O produtor Marcelo Sena destacou a dificuldade em conseguir mão-de-obra qualificada e também assistência técnica.

Marcelo Sena, Carla Saraiva e Gabriel Petelinkar

Marcelo Sena, Carla Saraiva e Gabriel Petelinkar

O momento funcionou como oportunidade para que Gabriel Petelinkar apresentasse o caso da atuação do SENAR no município de Paulista, sertão do Estado, no qual cerca de 30 produtores de leite são atendidos dentro da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial da instituição.

“Se o produtor ainda está no campo é porque ele sabe produzir. Mesmo que a gente possa contribuir com um ajuste ou outro na técnica e manejo. Mas o nosso desafio é principalmente capacitá-los na administração e gestão da atividade rural”, resumiu Gabriel.

Veja também

SENAR-PB diploma seus primeiros Técnicos em Agronegócio
Cavalgada reúne centenas de amazonas e cavaleiros em Alagoa Grande

Para professora Carla Saraiva, o momento foi bastante oportuno por possibilidade a interação entre esses três perfis e também oferece um retorno à universidade sobre para onde o seu trabalho deve seguir. “A gente percebeu que a gente está na universidade produzindo técnicos para atuar no campo, mas o produtor ainda não tem esse sentimento. Vou levar isso para a universidade e nossos alunos. Falta um pouco mais de proximidade entre nós”, comentou.

Ainda nas possibilidades de interação entre o SENAR e a universidade em prol do produtor, a professora explicou que está em fase inicial de montagem e funcionamento o Laticínio Escola da UFPB e colocou ele à disposição. “Podemos oferecer a nossa estrutura para cursos e treinamentos, assim como para análise”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br